Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto da industrialização, a “cerâmica artesanal” ainda tem um apelo insubstituível. O "artesanato" está no centro do ensino desta escola e a "oficina de artesãos" está no centro do campus. Encontramos uma forma para cada função e as inserimos em seus devidos lugares. As diferentes formas dos edifícios criam um rico espaço ao ar livre que distingue o campus da tipologia da escola dominada por edifícios maciços. As pessoas podem facilmente caminhar entre os volumes e sentir a mudança na fenologia. — genarquitetos
Dingshu, Cultura da Cerâmica, Escola Profissionalizante. Ding Shu, está localizada em Yixing, província de Jiangsu, a 200 quilômetros de Xangai. Esta pequena cidade na margem do lago Taihu tem uma história na fabricação de cerâmica há milhares de anos. Todos os tipos de cerâmica produzidos no local são famosos, entre os quais o mais conhecido é o bule de Zisha feito de argila Zisha. Durante séculos, possuir um elegante bule de Zisha tem sido uma busca ao longo da vida da literatura chinesa e dos apreciadores de chá. Com o aumento da demanda e o desenvolvimento da cultura da cerâmica, Dingshu, o berço do bule Zisha, tornou-se gradualmente o centro de produção e comercialização do bule Zisha. Portanto, a vida dos moradores da comunidade local também está intimamente relacionada à cultura da cerâmica.
Como uma das poucas escolas especializadas em treinamento em cerâmica no sistema nacional de educação rural para adultos, a Escola Profissional de Cerâmica Dingshu visa aumentar o nível de renda e melhorar a subsistência local, oferecendo educação acadêmica e treinamento de habilidades para às comunidades rurais, que carecem de instalações públicas após o horário escolar como um local para educação e atividades públicas.
Workshop, Campus. Através do estudo da história da cerâmica local, os arquitetos aprenderam sobre a forma como a cerâmica foi transmitida de mestre a aprendiz nas oficinas. Ao realizar seminários com pessoas de comunidades vizinhas, praticantes, professores e artesãos, encontramos pistas para criar "uma escola de artesãos", com o objetivo de projetar um campus de baixa densidade centrado em uma "oficina de cerâmica". Em vez de projetar um campus comum com edifícios enormes e praças extensas, a Escola Profissional de Cerâmica Dingshu é um aglomerado de edifícios de baixa densidade com um layout espacial sinuoso, como as oficinas tradicionais de artesanato. Os quatro edifícios essenciais, ou seja, duas oficinas, um salão multifuncional e um salão de exposições, estão localizados no centro do campus, e a Beech Tree Plaza cercado por eles serve como palco central para eventos ao ar livre.
Único e Integral. Os arquitetos priorizaram as exigências espaciais únicas para cada etapa do processo de fabricação da cerâmica, e chegaram a uma variedade de espaços únicos. O complexo inclui salas de aula com vistas abertas e bem iluminadas para aulas de leitura e desenho, oficinas introvertidas e silenciosas para escultura e estampagem, e um salão de exposições com uma atmosfera tranquila cercado por grandes vigas e colunas para a exposição das obras de cerâmica excepcionais. Cada função possui seu espaço correspondente, com infraestrutura e equipamentos, resultando em uma série de edifícios únicos especializados.
Uma dúzia de "pequenas construções" dispersas e de baixa densidade são alocadas, com diferentes tipos de espaços externos existentes entre eles, todos com boa iluminação e ventilação natural. Estes espaços internos e externos justapostos estão conectados por galerias semi-externas e formam um ambiente rico e diversificado. A paisagem agradável e a atmosfera de livre comunicação servem como fonte de inspiração para a criação da cerâmica.
Material, Localização. Tijolo, concreto e arenito são os principais materiais para este campus. A queima de tijolos, a alvenaria das paredes e a fundição do concreto são similares à cerâmica e convenientes para os construtores locais. O uso de materiais comuns combinados com novas técnicas de construção permitem que o campus se integre facilmente ao contexto existente da cidade. Após a conclusão, os construtores e os moradores se sentem próximos do novo campus.
Pensada para o desenvolvimento da cerâmica, a escola oferece treinamento em cerâmica de alta qualidade todos os anos para milhares de habitantes, melhorando suas habilidades profissionais, bem como o padrão de vida. Enquanto isso, as atividades de demonstração cultural e intercâmbio que acontecem na escola também beneficiam a comunidade local e mantêm a longa tradição de fazer cerâmica viva nesta pequena cidade.